segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Responsabilidade Social Empresarial (RSE). - Por Nádia Gomides, Há séculos ficou estabelecido que atividades, ações e projetos sociais estariam vinculados exclusivamente ao setor público...

O QUE É ISSO?

Por Nádia Gomides
Há séculos ficou estabelecido que atividades, ações e projetos sociais estariam vinculados exclusivamente ao setor público, cabendo a este, definir e executar políticas que visariam melhor qualidade de vida e desenvolvimento à sociedade. O ideal de capitalismo vislumbrava um setor puramente privado, denominado segundo setor, baseado no lucro e expansão global de divisas, com um fortalecimento de seu capital investido.
Atividades práticas em prol de ações sociais fora destes dois setores, público e privado, constituíram um terceiro setor pela formação das ONGs (Organizações não governamentais) sem fins lucrativos, com ações e mobilizações sociais diretas junto à comunidade.
Vincular ação social, práticas responsáveis e até mesmo responsabilidade social à iniciativa privada, ou setor privado, ou segundo setor, era algo fora do conceito de capitalismo, principalmente frente ao antigo confronto ideológico entre socialismo e capitalismo.
Esse paradoxo conflituoso abre discussão sobre o surgimento de um novo setor, um quarto setor privado social, ou talvez um novo sistema capitalista, e até mesmo uma junção entre os setores. Mas na verdade, acredito que a explicação seja outra: a verdade reside na necessidade, necessidade de uma ação mais ampla, necessidade de envolvimento global, necessidade de união, junção, e integração.
Responsabilidade social não restringe a um único setor. Não cabe apenas aos órgãos públicos empenhar-se em projetos sociais, apesar de público já significar social, "pelo povo e para o povo", como também não só restringe ações efetivas às ONGs. Responsabilidade social é de todos. Do indivíduo ao coletivo. Do privado ao público. Não há diferença de conduta no que se refere à responsabilidade, o mesmo se aplica à ética, ou você tem ou não tem, ou é responsável ou irresponsável, ou ético ou aético.
Assim, é de obrigação moral das empresas terem responsabilidade social, uma vez que é ela que gera emprego, renda e capital para a sociedade. A própria ideia de relação empresa-colaborador já constitui uma relação de parceria, no qual a responsabilidade de fornecimento de mão-de-obra e o pagamento deste serviço determinam um vínculo não só de trabalho, mas também de desenvolvimento da sociedade, à medida que desencadeia um fluxo de atividades, necessidades e consumos diretos a partir desta simples contratação.
Responsabilidade Social Empresarial (RSE) está além do que a empresa deve fazer por obrigação legal. Não se tratando de um novo formato de capitalismo, ou de novo rearranjo da iniciativa privada. Trata-se na verdade da leitura profunda de um cenário mundial no qual tudo se conecta, sociedade - meio ambiente – mercado. As empresas ainda visam lucro, mas um lucro mais baseado em responsabilidade, sustentabilidade e transparência.
Pois um negócio para ser sustentável deve ter matéria-prima que sustente o negócio, um meio ambiente que sustente o negócio, colaboradores que sustentem o negócio e clientes que sustentem o negócio. Toda uma cadeia produtiva para desenvolver uma sociedade que sustente o negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário